João Leão abandona de vez Rui Costa e fica livre para apoiar Neto; “PP decidiu buscar novos caminhos”

Creditos da foto:divulgação

A novela entre os apoios e alianças para o cargo de governador nas Eleições 2022 terminou com uma perda considerável para Rui Costa (PT), atual representante do cargo. O vice-governador João Leão abandonou a parceria e anunciou oficialmente no final da tarde desta segunda-feira (14/3) que o Partido Progressistas da Bahia (PP) está fora da base aliada.

Em nota pública, a Comissão Executiva do PP baiano narrou a contribuição que o partido deu nas últimas gestões estaduais e explicou os motivos da decisão. “Quero ressaltar que nos 14 anos de aliança com os governos do PT, jamais faltou da nossa parte lealdade, dedicação, apoio parlamentar e espírito público. Após amplo debate e consultas às lideranças progressistas, decidimos, por unanimidade, se afastar da aliança atual e buscar outros caminhos onde possamos continuar trabalhando pelo povo baiano”, alfinetou Leão.

Antes da reunião, o vice-governador esteve no gabinete do governador Rui Costa e entregou sua carta com pedido de exoneração do cargo de secretário do Planejamento. Na sequência, foi a vez dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, também entregarem os cargos.

RELEMBRE

Agora, o partido pode apoiar a pré-candidatura de ACM Neto (UB) ou investir em candidatura própria a governador – cujo nome lançado seria o dele próprio. O “racha” teve início após o ex-governador Jaques Wagner (PT), que era o pré-candidato do partido, dizer que não participaria das eleições e que Rui se manteria no governo até o fim do mandato, ao invés da ideia inicial dele se afastar antes, para concorrer ao senado, e João Leão assumisse como vice.

A desistência fez Leão perder espaço definido na chapa. “Após as declarações do senador Jaques Wagner, em entrevista no início da semana, descumprindo alinhamentos construídos fruto de amplo diálogo, o PP da Bahia precisa refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano”, disse o progressista, na última quarta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *