“Serviço da Coelba é ruim e caro em todos os cantos da Bahia”, afirma deputado Tum após audiência pública em Ilhéus
Creditos da foto:divulgação
Muita cobrança e insatisfação geral. Essa foi a tônica durante a audiência pública realizada nesta quarta-feira (18/05), em Ilhéus, para discutir a atuação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, no município. O tema foi abordado em diferentes aspectos por vereadores, representantes da empresa, do poder executivo e da sociedade civil. “Ilhéus é a terceira cidade a discutir o trabalho da Coelba e não foi diferente dos outros lugares. Podemos constatar que o serviço prestado pela concessionária é caro, ruim e causa prejuízo aos baianos de todos os cantos”, resumiu o deputado Tum, ao fim do evento.
Autor do requerimento que resultou na criação da CPI da Coelba na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tum destacou a iniciativa do vereador Luciano Luna em convocar a audiência pública e agradeceu aos demais parlamentares, na pessoa do presidente da Casa, vereador Jerbson Moraes, pelo acolhimento do tema.
Para Luna, o que impressiona é a quantidade de queixas quanto à instabilidade no fornecimento de energia em Ilhéus. “Basta assistir ao noticiário ou abrir um site pra comprovar que tudo o que meus colegas e os demais participantes disseram aqui é verdade. Seja na zona rural ou na cidade, os problemas são os mesmos, com destaque para as quedas de energia, que afetam residências e indústrias e podem durar dias até serem resolvidas e isso precisa acabar”, pontuou o vereador.
Presentes à audiência, representantes da Coelba defenderam a atuação da companhia e deram ênfase à expansão que vem ocorrendo na rede nos últimos anos na cidade. Esse ponto foi rebatido pelo deputado Tum, que enfatizou ser necessário aliar o plano de expansão – tendo em vista o crescimento de Ilhéus, à estabilidade do serviço, “afinal pouco adianta levar a rede elétrica para onde não há, mas não oferecer um serviço estável, contínuo e confiável”.
Os debates prosseguiram durante toda a manhã e ao fim da audiência, o vereador Luciano Luna se comprometeu a compilar as demandas e queixas apresentadas durante o encontro e entregar um relatório à presidência da Câmara, ao gabinete do deputado Tum, ao Ministério Público, à Coelba e demais interessados para que possa ajudar a nortear as ações da companhia no município.
CPI – As audiências públicas para debater a atuação da Coelba já percorreram três cidades baianas e são uma etapa preparatória para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar ações e omissões da empresa. A CPI já teve o aval da presidência da Assembleia Legislativa e vai esmiuçar a prestação de serviço da companhia no estado, que representa um monopólio bilionário, ao passo que ocupa o primeiro lugar no ranking de reclamações do Procon.