Morro do Chapéu: Programa inovador vai realizar 150 inseminações artificiais em animais até o final do ano

Creditos da foto:Divulgação

O programa municipal de Melhoramento Genérico de Morro do Chapéu vai realizar, até o final do ano, cerca de 150 inseminações em animais, entre bovinos, caprinos e ovinos. Serão em torno de 100 produtores atendidos pela iniciativa, que é inovadora e conta com assistência técnica gratuita por meio de uma equipe formada por zootecnista, agrônomo e técnicos agrícolas. 

O objetivo é melhorar a qualidade da produção, utilizando a tecnologia como aliada para intensificar a pecuária no município. Com o melhoramento genético, por meio da inseminação, poderá ser aprimorado o crescimento dos animais, a eficiência alimentar, a qualidade da carne e do leite, além das características reprodutivas. O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Reforma Agrária (Seagri). 

As 30 primeiras inseminações já foram realizadas. Neste primeiro momento, o processo foi realizado com sêmen de touros das raças Gir leiteiro, Girolando e Holandês com o objetivo de elevar a qualidade genética do rebanho bovino. O processo realizado foi o Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), em que a ovulação das vacas é estimulada pela aplicação dos hormônios próprios para este fim, culminando com o processo de inseminação destes animais.

“O programa possibilita aos pequenos criadores o acesso a novas tecnologias de alimentação, suplementação mineral, informações sobre sanidade e apoio na reprodução, visando melhorar a produtividade dos seus rebanhos”, afirmou a prefeita Juliana Araújo. A iniciativa já realizou o cadastro de 50 produtores do município. 

Segundo ela, todo o investimento feito no programa, tanto na área de reprodução quanto na assistência técnica, vai potencializar a produção agropecuária em Morro do Chapéu. “Com todo esse investimento, a cadeia pecuária municipal gerará ganhos econômicos quase incalculáveis, com a melhoria e aumento da produção de leite e carne dos rebanhos desses produtores assistidos pelo programa”, salientou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *