Adolescente é atingido por raio dentro de casa enquanto usava geladeira.
Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada.
Um adolescente, de 16 anos, sobreviveu à queda de um raio, na noite dessa segunda-feira, 30, no município de Crateús, a 359,1 km de Fortaleza. Ele estava dentro de casa, colocando garrafas de água dentro da geladeira quando o incidente aconteceu. O rapaz está consciente, mas segue internado.
Matheus foi encontrado inconsciente pelo pai, que rapidamente o levou ao Hospital São Lucas de Crateús. No local, ele foi, aos poucos, recuperando os sentidos, mas ainda queixava-se de dormência na língua e dificuldade para falar.
O adolescente fez uma série de exames, e alguns deles constataram resultados alterados. Por conta disso, a equipe médica decidiu deixar o rapaz em observação por 12 horas, para que então os testes sejam repetidos para ver se existe a possibilidade de alta.
Prevenção
Por mais que as chances de ser atingido sejam pequenas, é importante sempre estar atento. Somente no ano de 2022 houve mais de 183 mil ocorrências de raios em todo o Estado do Ceará.
Nem sempre as mortes e ferimentos estão associados às descargas diretamente em uma pessoa. Os danos também podem ser causados por efeitos indiretos, como a queda de um raio próximo ao local onde a vítima esteja.
Cuidados dentro de casa durante tempestade
Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade
Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. (Correio24h)
Reprodução/Redes Sociais