Homens que pescavam com explosivos são presos em Salvador.

Dois homens foram presos na manhã desta quarta-feira (8/2), em Salvador, durante uma operação envolvendo mais de 40 policiais. Os suspeitos eram investigados pelo crime de pesca ilegal na região da Península Itapagipana, nas proximidades das praias de Boa viagem, Pedra Furada, Ribeira e, especificamente, dentro da área das docas da CODEBA.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação foi iniciada depois que a coorporação teve acesso a vários vídeos que mostram a prática ilegal sendo realizada com frequência no local. Em um dos vídeos é possível ver os dois suspeitos dentro de um barco jogando explosivos no mar. Segundo informações os dois homens são conhecidos como Suca e Leleco.

Durante as operações Iterludium e Estopim, deflagradas em parceria entre a Polícia Federal e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar (COPPA/PMBA), são cumpridos três mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva.

A pesca com explosivo é uma atividade ilegal prevista no art. 35, I, da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de reclusão de um a cinco anos, e também no art.16 do Estatuto do Desarmamento, com pena de reclusão de três a seis anos e multa. Apesar de proibida, a prática é comum na Baía de Todos-os-Santos, o que prejudica o meio ambiente marinho, impactando diretamente nas populações de peixes.

Foto: Divulgação/PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *