Irmãos são presos transportando mais de 300 aves em carro em Jequié.
As aves eram das espécies conhecidas popularmente como canário-da-terra, bigodinho, trinca-ferro, sofrê e papa-capim.
Mais de 300 aves silvestres foram apreendidas enquanto eram transportadas em um carro na manhã desta quinta-feira (9/2), no km 677 da BR-116, na região de Jequié, a 305 km de Salvador. Dois irmãos foram presos pelo crime.
A abordagem ao veículo dos rapazes foi realizada na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após a solicitação dos documentos do condutor e do passageiro, a dupla de irmãos se mostrou nervosa e deu respostas desencontradas sobre o destino e motivo da viagem.
Em seguida, os policiais realizaram os procedimentos de fiscalização e encontraram 302 aves silvestres.
Segundo a PRF, as aves estavam aglomeradas em pequenas gaiolas. A situação degradante de aprisionamento e temperatura elevada dificultava a respiração, a mobilidade e descanso dos pássaros. Além disso, a higienização do espaço era precária.
Os irmãos assumiram a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais e disseram que não possuíam a autorização e nem a guia de transporte para criação. Informaram também que os pássaros foram capturados na cidade de Poções e que viajavam com destino a Caruaru, em Pernambuco, onde pretendiam comercializar os pássaros.
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os homens responderão na Justiça por crime contra o meio ambiente.
As aves ficaram sob os cuidados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Jequié e, quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de cuidar da saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.
Foto: Divulgação/PRF