Chegada do Fogo Simbólico e dos caboclos ao Campo Grande encerra desfile do 2 de Julho.
Pela primeira vez na história, uma atleta paralímpica, a campeã na natação Verônica Almeida, acendeu a pira do Fogo Simbólico.
Após um cortejo que começou na manhã deste domingo (2/7), o Fogo Simbólico e os carros do Caboclo e da Cabocla chegaram na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, em Salvador, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. O encerramento do desfile cívico foi acompanhado pelo prefeito Bruno Reis (UB) e pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que participaram do hasteamento da bandeira e da colocação de flores no Monumento ao 2 de Julho, também conhecido como Monumento ao Caboclo.
Também estiveram presentes na cerimônia a vice-prefeita Ana Paula Matos e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes. Na ocasião, houve a execução do Hino Nacional pelas bandas de Música da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de uma nova apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Pela primeira vez na história, uma atleta paralímpica, a campeã na natação Verônica Almeida, acendeu a pira do Fogo Simbólico. O momento solene aconteceu sob os acordes do Hino ao 2 de Julho executado pelo Coral da Polícia Militar e pela Banda de Música Wanderley da Polícia Militar da Bahia.
Distrito Naval
Antes, no início da tarde, segundo informações da Secretaria de Comunicação de Salvador (Secom), o prefeito Bruno Reis participou, ao lado do comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Antônio Carlos Cambra, da cerimônia alusiva aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada na sede do 2º DN, no Comércio.
O evento, que contou com o hasteamento das bandeias do Brasil, da Bahia e de Salvador, segue o mesmo feito ocorrido em 2 de julho de 1823, quando os homens liderados pelo segundo-tenente João Francisco de Oliveira, mais conhecido como João das Botas, comemoraram a retirada das forças portuguesas na Bahia.
Presença de Lula
Na manhã deste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu ao cortejo do 2 de Julho na Lapinha, no Centro de Salvador. Em vídeo gravado durante o festejo, o presidente diz que a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil a Bahia consagra o estado baiano como “capital histórica do Brasil”.
O registro da fala do presidente foi publicado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), no Instagram. O presidente fez o percurso do cortejo em um carro aberto ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Depois do 2 de Julho, Lula cumpre agenda na Bahia na segunda (3/7) e terça-feira (4/7), segundo o governador. Na segunda, os dois fazem reunião em Ilhéus sobre o porto da cidade e as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Na terça, Lula participa de exposição de automóveis no Farol da Barra, em Salvador.
Confira a fala completa do presidente sobre a Bahia e o 2 de Julho:
“A Bahia recuperou a alegria, recuperou a democracia, e eu acho que isso faz bem para a alma do povo brasileiro. Aqui na Bahia, tudo é especial. De vez em quando, me pergunto porque o sucesso da Bahia. O sucesso da Bahia se deve à generosidade do povo baiano. Portanto, esse 2 de Julho é a consagração da Bahia como capital histórica do Brasil”.
Foto: Betto Jr/Secom