Fogo Pan-Americano chega ao Chile e inicia revezamento até Santiago.
Três diferentes tochas iniciarão o revezamento na próxima segunda-feira (2/10) em pontos distintos do país.
Depois de acesa nas ruínas de Teotihuacán, no México, o Fogo Pan-Americano chegou ao Chile para o início de seu trajeto até a cerimônia de abertura dos Jogos de Santiago 2023.
Em cerimônia realizada no Cerro Santa Lucía, no centro de Santiago, o presidente do Chile, Gabriel Boric, recebeu a chama pan-americana e a distribuiu em três diferentes tochas que iniciarão o revezamento na próxima segunda-feira (2/10) em pontos distintos do país:
Ao norte, uma das tochas saíra da localidade de Visviri, na tríplice fronteira com Peru e Bolívia, e passará por cidades como Arica, Iquique e Antofagasta. Já no Sul, outra tocha iniciará o percurso no último povoado chileno, Puerto Toro, e subirá por localidades como Punta Arenas, Purto Montt e Temuco. Já a terceira tocha sairá da Ilha de Páscoa e seguirá pelo litoral ao passar por Concepción, Coquimbo, Viña del Mar e Valparaíso.
No dia 20 de outubro, data da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, as três chamas acesas convergem numa só e surgem como um único grande fogo para acender o caldeirão do Coliseu do Estádio Nacional.