Pela 8ª vez, Messi garante Bola de Ouro da France Football; Vini Jr ficou em 6º.
Lista final ficou com Messi, em primeiro, seguido de Haaland, Mbappé e De Bruyne.
Não tem jeito, a premiação da Bola de Ouro, promovida pela revista France Football, tem um “dono” – o argentino Lionel Messi, que conquistou nesta segunda-feira (30/10) seu oitavo prêmio, disparando como maior campeão da solenidade. Aos 36 anos, o atleta já levou a premiação em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021.
Messi, atual campeão do mundo com a Seleção Argentina, desbancou nomes como Erling Haaland (2º), Kylian Mbappé (3º) e Kevin de Bruyne (4º). Campeão em 2022, o atacante francês Karim Benzema, ex-Real Madrid e atualmente no Al-Ittihad (Arábia Saudita), terminou em 16º, na lista com 30 atletas.
O brasileiro Vini Jr, do Real Madrid, ficou em 6º lugar na lista, mas ganhou o Prêmio Sócrates, por sua atuação no instituto que leva seu nome e busca impactar jovens da comunidade de São Gonçalo (RJ), através da educação, tecnologia e esporte. No discurso, Vinicius falou sobre a luta contra o racismo no esporte: “É muito triste e quero pedir força de vocês para a gente seguir na luta e que as crianças que vão vir, possam sofrer cada vez menos”.
FEITO INÉDITO
A Bola de Ouro Feminina foi para a espanhola Aitana Bonmatí, meio-campista do Barcelona. Aos 25 anos, a jogadora foi a primeira atleta, entre homens e mulheres, a vencer, na mesma temporada, a Champions League, a Copa do Mundo e a Bola de Ouro. Na premiação, Bonmatí se posicionou contra o abuso do ex-presidente da Federação Espanhola na Copa contra a atacante Jenni Hermoso.
“Como sociedade, não podemos permitir que haja abuso de poder em uma relação de trabalho, nem falta de respeito. Para minha colega Jenni e para todas as mulheres que sofrem o mesmo, estamos com vocês. Espero que sigamos trabalhando para que esta sociedade melhore”, discursou a recém-eleita melhor do mundo.
DEMAIS PRÊMIOS
O Prêmio Yashin, de melhor goleiro, coroou o argentino Emiliano ‘Dibu’ Martinez; o prêmio de artilheiro da temporada (Gerd Muller) ficou com o norueguês Haaland e o prêmio Kopa, de melhor jovem da temporada, ficou com o meio-campista Jude Bellingham.
Foto: redes sociais