Professores cobram respostas do prefeito Ari Bahia em relação ao cumprimento do plano de carreira.

A gestão pediu um prazo de 30 dias para fazer um estudo de impacto do cumprimento da Lei (Plano de Cargos e Salários).

Os professores do município de Varzedo tiveram perdas significativas desde 2016, quando os reajustes dados pelo Governo Federal não foram concedidos integralmente pelos gestores municipais. Essas perdas somam quase 40% para a categoria com o descumprimento do Plano de Carreira do município (Lei 140/2002).

Diante disso, a categoria vem lutando ano após ano pelos seus direitos, se reunindo com dirigentes municipais, em especial com o gestor Ari Bahia (2017 a 2024) que vêm alegando falta de recurso para o cumprimento da carreira, gerando grave congelamento na tabela de vencimento.

No entanto, com a aprovação do NOVO FUNDEB ( Lei 14.113 ) os recursos do município aumentaram de forma significativa e os repasses vem aumentando gradativamente desde 2020. Este ano por exemplo teve um aumento referente ao repasse da união de 19%, no valor de 3,6 milhão de reais referente ao exercício de 2023 e no ano de 2025 será de 21% e em 2026 de 23%.  

Vale ressaltar que entra, mensalmente, na conta da educação do município aproximadamente 1,1 milhão de reais segundo fontes do BB repasse e previsão da CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

Os representantes da APLB-Sindicato, se reuniram mais uma vez com o gestor Ari Bahia e setores jurídico e contábil, no dia 08/05, para discutir as perdas supracitadas e outras demandas da categoria que são cruciais para valorização e melhoria das condições de trabalho que tem impacto direto na qualidade de ensino do município. A gestão pediu um prazo de 30 dias para fazer um estudo de impacto do cumprimento da Lei (Plano de Cargos e Salários).

Acredita-se que este estudo seja favorável para a categoria, pois há recurso financeiro suficiente para resolver o destravamento do plano de carreira, pois o município tem mais de 20 anos desde que realizou o último CONCURSO PÚBLICO, além disso, conta atualmente com  apenas  68 PROFESSORES EFETIVOS no quadro do magistério.

Confiantes que o CUMPRIMENTO DA LEI DO PLANO DE CARREIRA seja resolvido o mais breve possível, a categoria aguarda de forma esperançosa, e acredita que o prefeito Ariecilio Bahia da Silva, o Ari Bahia (PSC), por ser também servidor público, esteja  sensível a esta causa. Espera-se também,  que as reivindicações aqui colocadas sejam consideradas e atendidas para que os servidores do quadro do magistério da Prefeitura de Varzedo possam se orgulhar da profissão que escolheram e da opção que fizeram de poder traçar os rumos do desenvolvimento da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *