PM determina prisão de ‘soldado influencer’ por postagem ‘equivocada’ em rede social.
Lotada na Companhia de Proteção Ambiental de Porto Seguro, ela estaria respondendo a um Processo Disciplinar.
Uma soldado da Polícia Militar e influenciadora digital, identificada como Alba Valéria Pereira de Mattos, foi condenada a prisão administrativa por 30 dias.
Lotada na Companhia de Proteção Ambiental de Porto Seguro, Alba, segundo apuração, estava respondendo a um Processo Disciplinar Sumário (PDS) por realizar postagens no Instagram, “demonstrando a utilização de fardamento e acessórios da corporação de uma forma equivocada”.
Questionada sobre a situação, pela reportagem, a PM informou que a referida militar foi sancionada após apuração conduzida pela Corregedoria da corporação.
Ainda de acordo com apuração, um capitão foi o responsável pelas investigações. Ele teria entendido que a soldado – que tem mais de 49 mil seguidores no Instagram – usou as imagens da PM em desacordo com os requisitos “estabelecidos na portaria que regula tais comportamentos”. A punição, assinada pelo comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, deve ser cumprida na própria sede da COPPA.
O Portal acrescentou que Alba, no decorrer do processo, explicou que trabalhava na Base Comunitária de Segurança de Monte Cristo/Itabuna e entendeu que divulgava ações da unidade por meio do Instagram a pedido de superiores. Oficiais ouvidos teriam confirmado essa situação.