Saúde em S. A. de Jesus é ampliada com novos serviços e prioridade para vítimas da explosão da fábrica de fogos.
A Roda de Diálogo em Atenção ao Cumprimento da Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, ocorreu na última sexta-feira (16).
A ampliação da assistência à saúde na região de Santo Antônio de Jesus, especialmente de cardiologia e saúde mental, foi prometida pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, durante um encontro com vítimas e familiares das vítimas da explosão de uma fábrica de fogos no município do Recôncavo, que aconteceu em 1998.
A Roda de Diálogo sobre o Cumprimento da Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos aconteceu na última sexta-feira (16), no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Santo Antônio de Jesus. Além da secretária Roberta Santana, participaram o secretário interino de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Raimundo Nascimento, gestores municipais, diretores de unidades de saúde e representantes do Instituto 11 de Dezembro, que é formado por familiares das vítimas.
“Queremos fazer uma construção de interesse para a saúde pública do Estado. Em reuniões com representantes do instituto, eu entendi a magnitude e, então, a gente começou a fazer uma outra caminhada, e é nessa caminhada de esperança de reconstrução que eu estou aqui”, disse Roberta Santana. Ela explicou que essa ação está ligada aos princípios do Governo do Estado, que busca um tratamento mais humano para as vítimas da tragédia, além de seguir uma demanda judicial.
Durante sua fala, Roberta detalhou o Ponto Resolutivo 12, que exige que o Estado ofereça, de forma gratuita, por meio de instituições de saúde especializadas, tratamento médico, psicológico e psiquiátrico adequado para as vítimas, conforme o parágrafo 272 da sentença da Corte Interamericana.
Rosângela Rocha, presidente do Instituto 11 de Dezembro, considerou o encontro muito positivo. “Atendeu às nossas expectativas. Foi uma reunião ampla que faz com que os diversos setores da saúde tenham entendimento do que é a sentença e possam nos atender de acordo com o previsto”, avaliou.
Raimundo Nascimento destacou a importância de encontrar soluções. “Toda essa construção, esse conjunto de representações aqui, tem um papel importante de encontrar soluções. Estamos com uma disposição enorme de ir pra frente, junto com o Instituto 11 de Dezembro e com as diversas representações para diminuir as dores. E, para além das deliberações de hoje, vamos dar continuidade aos diálogos para construirmos o plano de desenvolvimento socioeconômico para Santo Antônio de Jesus e região já acordado entre as instâncias”, disse.
Ampliação do atendimento
Para melhorar a assistência na região, foi feito um contrato com o Hospital Luiz Argolo – Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus para serviços como psicologia, gastroenterologia, endoscopia, colonoscopia, coloproctologia, cirurgias de hérnia umbilical, tomografia, ultrassonografia, mamografia, consultas com mastologista, ressonância magnética e cardiologia (exames e consultas).
A Secretaria da Saúde também contratou o Hospital INCAR para consultas em endocrinologia, neurologia e otorrinolaringologia, e para realizar cateterismos na área de cardiologia.
Esses serviços começaram a funcionar no dia 1º de julho.
Carteiras de identificação
Durante o encontro, foram entregues carteiras de identificação que garantem prioridade no atendimento médico para as vítimas e familiares nas unidades de saúde, conforme manda a sentença.
“Nas situações de atendimento de emergência, para a priorização, serão levadas em conta também questões ligadas ao protocolo de classificação de risco”, esclareceu Roberta Santana” , esclareceu Roberta Santana.
Novo veículo
As pessoas que têm a carteira de identificação e precisarem de atendimento fora de Santo Antônio de Jesus terão à disposição, a partir de agora, um veículo para fazer o transporte.
Foto: Divulgação