Câmara tem 15% dos deputados concorrendo nas eleições municipais.
Ao todo, 80 deputados e quatro senadores estão disputando vagas em prefeituras; campanhas mobilizam congressistas e esvaziam Brasília.
Com a confirmação das candidaturas para as eleições municipais, 84 parlamentares do Congresso Nacional vão participar do pleito de outubro. No Senado, quatro senadores estão concorrendo a vagas em prefeituras.
Na Câmara dos Deputados, 80 deputados estão concorrendo. Esse número representa 15% dos 513 membros da Casa. Dos 80 deputados, 74 estão disputando cargos de prefeito, enquanto seis deputados suplentes estão concorrendo a vagas de vereador.
O levantamento foi feito com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e considerou os parlamentares que tomaram posse na legislatura atual, incluindo 20 suplentes que assumiram temporariamente vagas na Câmara.
Os dados incluem deputados em exercício e aqueles que se licenciaram para trabalhar nas campanhas. O período eleitoral afetou o calendário de atividades da Câmara, por isso, os deputados combinaram semanas específicas para as votações.
Os partidos com mais congressistas candidatos são o PT e o PL, com 16 candidatos cada, que já ocupam ou ocuparam vagas no Congresso.
Senadores na Disputa
Todos os senadores que estão concorrendo nestas eleições foram eleitos em 2018 e têm mandatos que vão até o final de 2026 no Senado. Mesmo assim, estão buscando uma nova função pública. Se forem eleitos, terão mandatos de 2025 a 2028 no governo municipal. Os senadores que estão concorrendo são:
- Carlos Viana (Podemos-MG), para prefeito de Belo Horizonte (MG);
- Eduardo Girão (Novo-CE), para prefeito de Fortaleza (CE);
- Vanderlan Cardoso (PSD-GO), para prefeito de Goiânia (GO);
- Rodrigo Cunha (Podemos-AL), para vice-prefeito de Maceió (AL).
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados