Morre aos 93 anos, James Earl Jones, ator que deu voz ao Darth Vader.
O ator ainda dublou Mufasa, o pai do protagonista de “O Rei Leão” (1994)
O ator James Earl Jones, famoso por dar voz ao vilão Darth Vader na série de filmes “Star Wars”, morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (9). De acordo com o site Deadline, ele estava em sua casa em Nova York, nos Estados Unidos. A causa da morte não foi divulgada.
Earl Jones foi um dos poucos artistas que ganharam os maiores prêmios do entretenimento nos EUA: o Emmy (televisão), o Grammy (música), o Tony (teatro) e o Oscar (cinema). Quem ganha todos esses prêmios é chamado de EGOT.
Ele começou sua carreira no cinema em 1964, no filme “Dr. Fantástico”, dirigido por Stanley Kubrick. Mas o papel que marcou sua vida veio em 1977, quando ele deu voz ao vilão Darth Vader no filme “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, conhecido no Brasil, na época, como “Guerra nas Estrelas”.
James Earl Jones também fez a voz do personagem Mufasa, pai do herói de “O Rei Leão”, em 1994. Sua voz foi tão forte e importante que ele foi chamado para participar da nova versão do filme, feita por computador, em 2019.
Seu último trabalho no cinema foi em 2021, no filme “Um Príncipe em Nova York 2”, com o ator Eddie Murphy. Apesar de nunca ter ganhado um Oscar por um filme específico, ele recebeu um Oscar honorário em 2012, como reconhecimento por sua carreira.