SAC Móvel inicia emissão da nova carteira de identidade nesta terça (8), em Salvador.

O atendimento para a nova carteira de identidade é realizado somente através de agendamento prévio.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) chega ao SAC Móvel e o atendimento à população começa nesta terça-feira (8/10), em Salvador.

As carretas estão em três locais da cidade: no estacionamento do Shopping Bela Vista, e nas duas lojas da Ferreira Costa, na Paralela e nos Barris. Além da nova carteira de identidade, os serviços disponíveis são: orientação sobre a prova de vida de pensionistas e inativos do Estado, antecedentes criminais, Ouvidoria Geral do Estado e Planserv.

O atendimento vai até o dia 15 de outubro e será de 8h às 17h, por ordem de chegada, exceto a CIN. O atendimento para a nova carteira de identidade é realizado somente através de agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal www.ba.gov.br, ou ainda pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.

Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.

É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (https://www.ba.gov.br/administracao/) e o site do SAC (www.sac.ba.gov.br). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.

O atendimento da CIN já acontece nos 12 postos SAC da capital; nos quatro da Região Metropolitana de Salvador (RMS); nos 21 do interior; e em seis Pontos SAC (Amargosa, Cruz das Almas, Guarajuba, Itaberaba, Santa Inês e Vera Cruz).

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

*Com informações da Ascom/Saeb

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