Mastologista Dr. Luciano Ramos fala sobre estresse e estilo de vida na prevenção do câncer de mama

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, o mastologista Dr. Luciano Ramos falou sobre pontos importantes da campanha de prevenção do câncer de mama neste Outubro Rosa.

Luciano declara algo importante sobre as células malignas que causam o câncer. Ele afirma que a medicina vem aprimorando suas descobertas para o tratamento; porém, algo precisa ser levado em conta: “as pessoas minimizou muito a situação do estresse. Ela é uma patologia mais recorrente no mundo. Todas as pessoas sofrem de estresse, e o que é o estresse? O estresse não é uma coisa mínima. Perder a paz é uma questão séria; a gente está falando de perder a paz e quem perde a paz padece, e isso é o óbvio. Então, há três dicas importantes que previne essas células no corpo. Precisamos diminuir o estresse, trabalhando nosso emocional, com médicos, psicólogos e terapeutas, porque precisamos evoluir e reduzir nosso estresse. A segunda coisa é praticar atividade física. Não existe nenhuma novidade: precisamos acabar com o sedentarismo, já que muitas pessoas no mundo são sedentárias. E a terceira é a mudança de hábitos. Precisamos de hábitos saudáveis na alimentação e na rotina de vida”, explica.

Ainda durante o durante entrevista, Dr. Luciano ressalta a importância da mulher conhecer seu corpo: “O básico do autoconhecimento é você conhecer o corpo e o ato de se tocar. Aqui está uma das mensagens do Outubro Rosa, e acredite: a maioria das mulheres não apalpou suas mamas. Muitas acabam dizendo que não tocam nas mamas por medo, porque não têm tempo, porque não se lembram, porque têm pressa, porque têm receio, porque têm agonia. Sempre existe uma desculpa, mas a desculpa prejudica quem a dá. Se você cuida do cabelo, ele fica bonito; escova os dentes, cuida dos dentes, por isso eles ficam bonitos. Tem que cuidar das mamas. Outubro Rosa veio para que a gente chame a atenção de que toda mulher tem que se apalpar. E, se tiver alguma dúvida, procure um mastologista ou ginecologista; ele vai tirar suas dúvidas”, revela.

Ainda sobre o toque nas mamas, Dr. Luciano ressalta que o autoexame não substitui a mamografia, e apenas esse exame é capaz de fazer o rastreamento da doença: “Não é preciso ter queixa para fazer esse exame. Se você tem mais de 40 anos, solicite seu exame ao seu médico, pois o objetivo desse exame é fazer a detecção de alguma doença existente precocemente, ou seja, no seu início. Aquilo que não podemos apalpar, então, meninas, apenas o exame consegue detectar isso. É fantástico porque você tem o diagnóstico precoce da doença, e essa doença passa a ser facilmente curável”, explica.

Dr. Luciano reforça que a incidência do câncer de mama em todas as faixas etárias vem crescendo no mundo inteiro, e isso está relacionado ao estilo de vida levado pelas mulheres: “Isso não vale só para as mulheres jovens; isso vale para as mulheres de todas as idades. Todas estão aumentando a incidência de câncer e tem como reverter essa situação, mas é pelas escolhas. Não é só pela realização da mamografia, ultrassom ou pela consulta com ginecologista ou mastologista. É preciso mudar os hábitos dentro da sua casa, da sua rotina. Essa é a principal mensagem que eu quero deixar hoje”, finalizou. (VozdaBahia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *