Performance de pesquisadora em Universidade Federal geral polêmica nas redes sociais.
Em nota, a UFMA informou que está averiguando o ocorrido e que vai tomar as providências cabíveis.
Uma performance da historiadora e cantora, Tertuliana Lustosa na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nesta quinta-feira (17) gerou polêmica nas redes sociais. Em vídeo, é possível vê-la subindo em uma cadeira, levantando o vestido e expondo partes íntimas.
Tertuliana é historiadora da arte pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e foi convidada para uma palestra no I Encontro de Gênero do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep) da Universidade Federal Maranhão.
Segundo os organizadores, o evento tem como intuito “reunir representantes de diversas vertentes acadêmicas e que pensam, discutem e tensionam o gênero e suas interseccionalidades a partir do Sul global”. O objetivo é “fortalecer as trocas acadêmicas e a diversidade de experiências de vida que refletem as leituras e a atuação de pesquisadores do grupo”.
Em nota, a UFMA informou que está averiguando o ocorrido e que vai tomar as providências cabíveis após ouvir todas as partes envolvidas, reforçando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente. De acordo com a universidade, a performance de Tertuliana foi “inapropriada para o momento e a construção do debate acadêmico-científico em que se encontrava”.