Apenas 68% dos professores que atuam na educação infantil e no ensino médio possuem formação adequada, diz estudo.
Estudo revela lacunas na formação de docentes em diversas etapas da educação básica.
Um em cada três professores da rede pública de ensino não possui formação adequada para a disciplina que leciona. Os dados são do Anuário Brasileiro da Educação Básica, divulgado nesta quarta-feira (13). O levantamento também revela que 12,8% dos docentes não possuem nenhuma graduação.
Segundo o estudo, 68% dos professores que atuam na educação infantil e no ensino médio possuem formação adequada para as disciplinas que ensinam. Porém, na etapa inicial, que abrange creche e pré-escola, 20,5% dos docentes não possuem nem mesmo uma graduação, seja em qualquer área.
O cenário é ainda mais preocupante no ensino fundamental, abrangendo do 6º ao 9º ano, onde apenas 59% dos professores têm formação adequada para as disciplinas que ministram. No ensino médio, 32% dos docentes lecionam matérias para as quais não se especializaram durante a graduação.