Bahia vence o Nacional e conquista primeira vitória fora do Brasil na história da Libertadores.
Gol de Erick Pulga garante triunfo inédito do Tricolor em solo estrangeiro pela competição continental.
O Bahia alcançou uma marca histórica na noite desta quarta-feira (9). Atuando no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, o Tricolor venceu o Nacional-URU por 1 a 0, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, e conquistou seu primeiro triunfo fora do Brasil na história da competição sul-americana.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço chegou aos quatro pontos e assumiu, de forma provisória, a liderança do Grupo F.
A última e única vitória do clube na competição havia sido fora de casa, mas ainda em território brasileiro, contra o Internacional, em 1989. Desde então, o Bahia jamais havia vencido fora do país até a noite desta quarta-feira.
No duelo no Uruguai, os comandados de Rogério Ceni adotaram uma postura equilibrada, com destaque para a consistência defensiva no primeiro tempo. As chances de gol foram raras nos 45 minutos iniciais, com o Tricolor se arriscando mais com Erick Pulga e Jean Lucas. A principal oportunidade surgiu aos 36, em cobrança de falta de Lucho Rodríguez. Já nos minutos finais, Cauly exigiu grande defesa do goleiro Mejía.
Na volta do intervalo, o Bahia retornou mais ofensivo e foi premiado aos 20 minutos. Em sua primeira participação no jogo, Willian José fez o pivô e tocou para Cauly, que achou Jean Lucas. Após um leve desvio, a bola sobrou para Erick Pulga, que finalizou com categoria no canto. A bola ainda tocou na trave antes de balançar as redes.
O Nacional tentou reagir rapidamente, mas esbarrou em uma defesa segura de Ronaldo, que salvou finalizações perigosas de Rodríguez e acompanhou bem as jogadas aéreas da equipe uruguaia.
Com a vitória garantida, o Bahia agora se prepara para enfrentar o Atlético Nacional-COL no dia 24 de abril, às 21h30, na Arena Fonte Nova, pela 3ª rodada da Libertadores. Antes disso, o Tricolor volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro da Série A, onde enfrenta o Mirassol neste domingo (13), também na Fonte Nova.