Idosa é esquecida e fica trancada sozinha por duas horas em posto de saúde de Ipiaú.
Uma idosa de 69 anos foi esquecida trancada sozinha dentro do Centro de Saúde Dr. Elvídio Antônio Santos, localizado no bairro Democracia, em Ipiaú, na manhã desta segunda-feira (7). A paciente, identificada pelas iniciais J.R.A.S., é hipertensa e diabética. O caso causou revolta entre os familiares e moradores da cidade.
Segundo informações do portal GIRO, a idosa foi atendida por volta das 11h, quando recebeu soro com vitaminas em uma das salas de procedimento da unidade. Após o término da aplicação, ela percebeu que o local havia sido completamente esvaziado — inclusive o segurança havia deixado o posto, deixando-a trancada no interior do centro de saúde.
Em estado de desespero, a paciente conseguiu ligar para a filha, que mora em Salvador, e relatou o ocorrido. A jovem acionou a Polícia Militar e entrou em contato com uma amiga ligada à Secretaria Municipal de Saúde. Somente com a chegada dos funcionários do turno da tarde, por volta das 13h40, é que os pedidos de socorro foram ouvidos e a porta foi aberta.
Ainda conforme relato da família, foi necessário pedir ajuda a vizinhos para localizar o segurança responsável pela chave. Ao ser libertada, a idosa teve a pressão aferida, que estava elevada, e a glicemia, que registrou 110 mg/dL.
Um vídeo gravado pela própria paciente dentro da unidade mostra o momento em que ela estava trancada, visivelmente abalada.
A secretária municipal de Saúde, Keila Maia Cardoso, esteve pessoalmente no local após tomar conhecimento do caso, conversou com a paciente e pediu desculpas formais pelo ocorrido. A secretaria informou que abrirá uma apuração interna para identificar e responsabilizar os servidores envolvidos na falha grave.
O episódio gerou indignação nas redes sociais, com moradores cobrando mais responsabilidade e cuidado com os pacientes atendidos nas unidades de saúde do município.
Foto: Reprodução