Deputados aprovam moção de louvor a Trump horas antes de anúncio de tarifa contra o Brasil.

Com apoio de 23 parlamentares, homenagem exaltou ex-presidente dos EUA por “defesa da democracia” mesmo após ele anunciar retaliação comercial ao país.

Um grupo de deputados bolsonaristas aprovou, na manhã de quarta-feira (9), uma moção de louvor e regozijo ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poucas horas antes de ele anunciar uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras.

A proposta, apresentada pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), foi aprovada durante uma reunião de comissão e contou com apoio de 23 parlamentares, incluindo os baianos José Rocha (União Brasil) e Cláudio Cajado (PP).

No texto da moção, Trump é elogiado “pelo brilhante trabalho desenvolvido como Presidente da maior nação e pela incansável luta em defesa da democracia e da liberdade de expressão em todo o planeta”.

A proposta ainda afirma que o ex-presidente republicano “deve ser enaltecido e lembrado como um dos melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido para a implementação e manutenção de uma democracia moderna e justa”. Apenas cinco deputados votaram contra a medida.

A homenagem foi aprovada poucas horas antes de Trump anunciar oficialmente a imposição da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada nas redes sociais.

A decisão foi apresentada como retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por sua participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

A coincidência entre a homenagem e o anúncio da medida, que pode gerar impacto econômico no Brasil, especialmente em setores como agropecuária e manufatura, gerou críticas nas redes sociais e entre analistas políticos.

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *