Brasil vai emitir vistos especiais gratuitos para participantes da COP30.

Medida facilita entrada de estrangeiros para conferência climática em Belém; expectativa é de aumento expressivo no fluxo aéreo e marítimo.

O governo brasileiro publicou nesta segunda-feira (14) as regras para a concessão de vistos eletrônicos especiais a estrangeiros que participarão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o visto será gratuito, com validade até o fim de 2025, e permitirá múltiplas entradas no país, com permanência de até 90 dias, sem possibilidade de prorrogação.

A medida é destinada a pessoas dos países-membros da Convenção do Clima da ONU e apátridas, desde que devidamente credenciados no evento. Familiares, acompanhantes e menores de 18 anos não estão incluídos na concessão automática do visto. O pedido deve ser feito por meio de uma plataforma eletrônica criada pelo Itamaraty.

A expectativa da organização é de que mais de 40 mil visitantes compareçam à COP30, incluindo 7 mil membros da ONU e delegações internacionais. Diante da alta demanda, o governo federal coordena um esforço logístico para ampliar a malha de transporte aéreo e marítimo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê um acréscimo de 23% nos voos domésticos em relação ao mesmo período de 2024, com quase 250 mil passagens disponíveis. O número de voos internacionais deve crescer 44%, com novas rotas e frequências, especialmente na Região Norte.

Além do transporte aéreo, os visitantes também chegarão por via marítima. O Terminal Portuário de Outeiro, em Belém, está sendo requalificado para receber dois navios de cruzeiro com 6 mil leitos, que servirão como hotéis flutuantes durante o evento. A obra do novo píer, com mais de 700 metros, deve ser concluída em outubro.

Após a COP30, o terminal será integrado ao circuito turístico da região, ampliando o potencial de recepção de navios de cruzeiro em Belém.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *