Concessionária diz que Agerba é responsável por reparos no Terminal Marítimo de Vera Cruz.
Terminal Marítimo opera com grade horária reduzida até início de setembro devido a danos estruturais.
A Socicam Náutica e Turismo, concessionária do Terminal Marítimo de Vera Cruz, e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) divergem sobre a responsabilidade pela manutenção da estrutura do terminal.
A situação resultou na suspensão parcial dos serviços hidroviários, que devem funcionar em horários reduzidos até o início de setembro.
Segundo a Socicam, a requalificação estrutural da ponte não faz parte de suas obrigações contratuais, embora a empresa tenha realizado reparos emergenciais e comunicados formais à Agerba sobre a deterioração do píer, incluindo danos recentes em um dos cabeços de amarração.
“A concessionária segue atuando de forma colaborativa com a Agerba, mantendo como prioridade a segurança dos usuários e a regularidade na prestação dos serviços”, afirma a nota da empresa.
Já a Agerba afirma que a manutenção do terminal é responsabilidade da Socicam e que a concessionária não adotou medidas de conservação de forma tempestiva, gerando o atual comprometimento estrutural. A agência informou que, após reunião entre as partes, os serviços de recuperação estão previstos para começar em 5 de setembro.
Durante esse período, as operações do Terminal Marítimo de Vera Cruz e do Terminal Náutico da Bahia (TTNB) seguirão com horários reduzidos, garantindo viagens conforme quadro divulgado pela Agerba.
O impasse evidencia a necessidade de coordenação entre órgãos públicos e concessionária para garantir a segurança dos usuários e minimizar impactos na mobilidade intermunicipal na região.
Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vera Cruz