Comissão Europeia aprova injeção semestral contra HIV com lenacapavir.

Yeytuo se torna primeira opção de prevenção semestral na UE e países do Espaço Econômico Europeu, com alta eficácia em ensaios clínicos.

A Comissão Europeia (CE) autorizou a comercialização do Yeytuo (lenacapavir) como profilaxia pré-exposição (PrEP) para reduzir o risco de infecção por HIV. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) pela Gilead Sciences, laboratório responsável pelo desenvolvimento do medicamento.

Com a aprovação, o Yeytuo passa a ser a primeira e única PrEP semestral disponível nos 27 estados-membros da União Europeia, além da Noruega, Islândia e Liechtenstein. A injeção já havia sido aprovada pela FDA nos Estados Unidos e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O medicamento atua bloqueando a formação do capsídeo do HIV, estrutura que protege o RNA viral e permite sua entrada nas células, impedindo a replicação do vírus. Diferentemente da maioria dos antirretrovirais, que atuam na produção do material genético do HIV, o lenacapavir é armazenado no tecido adiposo, liberando-se de forma gradual e mantendo efeito protetor por até seis meses, necessitando apenas de uma nova aplicação semestral.

Ensaios clínicos de fase 3 demonstraram alta eficácia: entre 2.134 mulheres cisgênero, nenhuma adquiriu HIV durante o uso do lenacapavir, enquanto entre 2.179 homens cisgênero e pessoas de gênero fluido, apenas duas infecções foram registradas, garantindo 99,9% de proteção e superioridade em relação ao Truvada oral diário.

Segundo Jean-Michel Molina, da Université Paris Cité, “o novo esquema de dosagem semestral e a alta eficácia do Yeytuo podem ser a opção transformadora de prevenção do HIV na Europa para ajudar a reduzir novas infecções e avançar em direção ao fim da epidemia”.

O lenacapavir ainda não está disponível no Brasil, mas a Gilead enviou pedido de registro à Anvisa em 3 de abril deste ano.

Foto: Cathenne Falls Commercial/Gettyimages

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *