Julgamento de Bolsonaro é capa da revista britânica ‘The Economist’.
A capa da The Economist dá destaque a Jair Bolsonaro. Ele aparece em uma ilustração em alusão ao ‘viking do Capitólio’.
A recente edição impressa da revista britânica The Economist deu destaque em sua capa ao julgamento por suposto envolvimento na trama golpista do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nesta quinta-feira (28), a reprotagem ‘O Brasil oferece aos Estados Unidos uma lição de maturidade democrática’, afirma que o processo em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) pode dar um exemplo de como países se recuperam de ‘uma febre populista’ e que o país ‘trocou de lugar’ com Washington em termos democráticos.
A capa dá destaque a Jair Bolsonaro. Ele aparece em uma ilustração em alusão ao ‘viking do Capitólio’, um dos invasores à sede do legislativo federal dos Estados Unidos, em 2021, quando apoiadores de Donald Trump tentaram impedir que o Congresso certificasse a vitória de Joe Biden, vencedor da disputa.
A escolha vem num momento em que o presidente americano usa o poderio econômico de seu país para intimidar parceiros econômicos mundo afora com tarifas, com destaque especial para o Brasil.
“Os dois países parecem estar trocando de lugar. Os Estados Unidos estão se tornando mais corruptos, protecionistas e autoritários — com Donald Trump esta semana mexendo com o Federal Reserve (banco central americano) e ameaçando cidades controladas pelos democratas (com o envio da Guarda Nacional). Em contraste, mesmo com o governo Trump punindo o Brasil por processar Bolsonaro, o próprio país está determinado a salvaguardar e fortalecer sua democracia”, afirma a reportagem da Economist.
Foto: Reprodução