Terremoto de magnitude 6,0 deixa mais de 800 mortos no Afeganistão.

Tremor atingiu região montanhosa no leste do país; governo pede ajuda internacional para resgates.

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (1º), no horário local (tarde de domingo no Brasil), e deixou ao menos 812 mortos e mais de 2,8 mil feridos, segundo o governo. O epicentro foi registrado a cerca de 130 km da capital, Cabul, em uma profundidade de 8 km — considerada rasa, o que aumenta o potencial de destruição.

As províncias no leste do país, principalmente Kunar, foram as mais afetadas. Casas de barro e pedra desmoronaram, vilarejos inteiros foram destruídos e estradas que dão acesso à região ficaram bloqueadas. Equipes de emergência, com apoio de helicópteros e voluntários locais, trabalham para localizar sobreviventes sob os escombros.

“O número de mortos e feridos é alto, mas como a área é de difícil acesso, nossas equipes ainda estão no local”, disse Sharafat Zaman, porta-voz do Ministério da Saúde, que fez um apelo por ajuda internacional. O governo talibã declarou que “todos os recursos disponíveis serão utilizados para salvar vidas”.

Cinco tremores secundários, entre 4,3 e 5,2 de magnitude, foram registrados nas horas seguintes, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Moradores de Cabul também sentiram os abalos.

O Afeganistão, situado sobre falhas geológicas entre as placas tectônicas da Índia e da Eurásia, é historicamente vulnerável a terremotos. No ano passado, uma sequência de tremores no oeste do país provocou mais de mil mortes.

Foto: Reprodução/USGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *