Trump anuncia decreto para mudar regras eleitorais nos EUA.

Trump quer obrigar apresentação de documento de identificação e limitar voto por correspondência a casos específicos nos EUA.

O presidente Donald Trump declarou na noite deste sábado (30) que pretende emitir um decreto para alterar algumas regras eleitorais nos Estados Unidos, válido em todo o território nacional. Entre as mudanças, o republicano defende a apresentação obrigatória de um documento de identificação no momento da votação e a restrição do voto por correspondência.

“O documento de identificação deve ser apresentado por cada um que votar. Sem exceções! Vou emitir um decreto que torna esse documento uma obrigação. Além disso, nada de voto por correspondência, exceto para aqueles que estão muito doentes e para os militares que estão distantes. Vamos utilizar somente cédulas eleitorais”, publicou Trump em sua conta na Truth Social.

Atualmente, nem todos os estados norte-americanos exigem documento de identificação dos eleitores. Em alguns locais, essa identificação pode ser oficial ou não, com ou sem foto. Em 14 estados e no Distrito de Colúmbia, nenhum tipo de documentação é exigido.

Cada estado também possui regras próprias para o voto por correspondência, geralmente aceito em casos de impossibilidade de comparecimento ao local de votação, como por doença, lesão, viagem ou estudos fora do estado.

Os estados que não exigem documentação são: Califórnia, Colúmbia, Havaí, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Minnesota, Nevada, Nova Jersey, Nova York, Novo México, Oregon e Vermont.

Foto: Ken Cedeno/Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *