Trump levará Bolsonaro à Papuda se aumentar sanções ao Brasil, dizem ministros do STF.
Em entrevista à Fox News nesta segunda-feira (15), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, criticou a decisão do Supremo, disse enxergar uma “deterioração do Estado de Direito” no Brasil.
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reagiram com indignação à possibilidade de aumento de sanções dos Estados Unidos contra o Brasil após a condenação de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente recebeu pena de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado, acusado de tramar um golpe de Estado, e deverá iniciar o cumprimento da sentença em unidade prisional.
Segundo integrantes da Corte, havia espaço para algum tratamento diferenciado em razão da condição de ex-mandatário, idade (70 anos) e problemas de saúde. No entanto, a ofensiva norte-americana pode inviabilizar essa possibilidade.
Para os magistrados, a postura do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, reforça o clima de confronto, já que ele é investigado pela Polícia Federal por tentativa de obstrução de Justiça e coação no curso do processo.
A avaliação de parte do STF é que, se as sanções forem ampliadas, Bolsonaro poderá ser encaminhado ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília — cenário que até então era considerado menos provável e que figura entre os maiores temores do ex-presidente.
Em entrevista à Fox News nesta segunda-feira (15), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, criticou a decisão do Supremo, disse enxergar uma “deterioração do Estado de Direito” no Brasil e prometeu anúncios de medidas adicionais “na próxima semana ou algo assim”. Sem citar nomes, ele fez referência ao ministro Alexandre de Moraes, a quem acusou de adotar posturas extraterritoriais contra cidadãos norte-americanos e empresas sediadas nos EUA.