Operação fiscaliza comércio de bebidas alcoólicas adulteradas em Salvador.
Operação reúne diversos órgãos para coibir a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas em Salvador e identificar produtos que representam risco à saúde da população.
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) iniciou nesta segunda-feira (6) uma operação conjunta com a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) para combater a venda de bebidas alcoólicas adulteradas em Salvador.
A ação, chamada “Bebidas Etílicas”, tem como objetivo identificar produtos falsificados ou contaminados que possam colocar em risco a saúde dos consumidores.
O primeiro ponto fiscalizado foi um estabelecimento que fabrica e vende bebidas alcoólicas, localizado em Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário. No local, foram coletadas amostras para análise e o Procon autuou a empresa por manter produtos com validade vencida e por irregularidades na fabricação e armazenamento.
Em outra ação, realizada em Nova Constituinte, no bairro de Periperi, as equipes encontraram 24 garrafas de uísque supostamente falsificadas, além de lacres, tampas, plásticos e rótulos usados para adulteração. O morador do imóvel foi conduzido à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) para prestar esclarecimentos, e o material apreendido foi encaminhado ao DPT para perícia.
Polícia Civil realizou ações na Feira de São Joaquim, com apoio da Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Ordem Pública (Semop).
Na sexta-feira (3), foram apreendidas nove garrafas de bebidas destiladas e um galão com material irregular. No sábado (4), uma nova diligência resultou na apreensão de outras 11 garrafas e um galão contendo substância não identificada, ambos encaminhados ao DPT.
Foto: Divulgação Ascom PCBA