Homem é preso em cidade da Bahia por ameaças contra jornalistas do DF.
Suspeito de 21 anos foi preso em Ribeira do Pombal durante a Operação Ágora por ameaças contra jornalistas do DF com conteúdos violentos e racistas.
Um homem de 21 anos foi preso na cidade de Ribeira do Pombal, na Bahia, por ameaças contra jornalistas do Distrito Federal, incluindo juras de morte e até de estupro, nesta quarta-feira (11). Batizada de Operação Ágora, a ação conjunta uniu equipes das Polícias Civis do Distrito Federal e da Bahia.
De acordo com apurações, o investigado enviava diariamente ameaças de morte e estupro a repórteres, além de conteúdos perturbadores, como vídeos de execuções, mutilação de animais, material racista e arquivos de abuso sexual infantil.
Através da análise de vestígios digitais, a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF) conseguiu rastrear a origem das mensagens até a Bahia. Durante a prisão, foram apreendidos dispositivos eletrônicos que continham vasto material ilegal, confirmando que o suspeito não apenas armazenava, mas também participava de grupos dedicados ao compartilhamento de pornografia infantil.
O homem confessou os crimes e responderá por perseguição, violência psicológica, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. Segundo a PC, somadas, as penas podem ultrapassar os 14 anos de reclusão. O material apreendido passará por perícia técnica para identificar outros possíveis integrantes da rede criminosa.
A justificativa para o nome da operação, “Ágora”, remete ao espaço grego de debate público, reforçando que a liberdade de expressão não pode ser confundida com anonimato para práticas criminosas.
Foto: PCDF
