Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada no Carnaval do Rio de Janeiro.

Escola de samba foi alvo de críticas e desfile em homenagem a Lula motivou ação da OAB-RJ por intolerância religiosa.

A Acadêmicos de Niterói, que levou para Sapucaí a trajetória do presidente Lula, foi rebaixada para a Série Ouro após ficar em último lugar na apuração do Carnaval. Com o resultado, a escola ficou atrás da Mocidade Independente de Padre Miguel na classificação geral.

Neste ano, a agremiação apresentou o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Na apuração realizada nesta quarta-feira (18), a escola perdeu pontos em praticamente todos os quesitos, obtendo nota dez apenas na categoria de samba-enredo.

O presidente Lula não se envolveu diretamente no desenvolvimento do desfile e não cruzou a Avenida pela escola. No entanto, ele se encontrou previamente com representantes da agremiação e esteve presente na Sapucaí entre a noite de domingo (15) e a madrugada de segunda (16).

A Acadêmicos de Niterói havia vencido a Série Ouro em 2025 e, por isso, disputou o Grupo Especial este ano. O desfile foi marcado por fortes críticas políticas. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi retratado como um palhaço, enquanto Michel Temer apareceu em uma representação retirando a faixa presidencial de uma mulher que simbolizava a ex-presidente Dilma Rousseff.

Outro ponto que gerou controvérsia foi a representação de evangélicos em latas de conserva, o que motivou uma ação da OAB-RJ por intolerância religiosa.

Foto: Alex Ferro/ Riotour

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *