Cachorro morre em transporte por causa do calor no interior da Bahia.
A dona do animal acusa a empresa de transporte pela morte do pet, decorrente de uma hipotermia.
Um cãozinho da raça Golden Retriever morreu enquanto era transportado por um serviço veterinário, na cidade de Eunápolis, que fica a aproximadamente 650 km de Salvador. Burke, de três anos, passou mal devido ao calor e morreu de hipotermia.
A dona do animal, Giselly Valente, criou uma página no Instagram para contar a sua versão do ocorrido. Ela afirma que no dia 1º de fevereiro, contratou os serviços da empresa MooviPet, especializada no transporte de animais. Ela embarcou Burke em São Paulo para Fortaleza. Dois dias depois, a família recebeu a informação da morte do bichinho.
“Fomos informados de que ele estava estressado, teve febre e, logo depois, uma parada cardíaca. […] O que aconteceu foi que eles levam os animais como se fossem mercadorias, malas dentro daquele carro quente, sem água e sem nada”, desabafou Giselly.
Segundo o Estadão, Burke havia sido atendido em um hospital veterinário de São Mateus, no Espírito Santo. Ele foi medicado e liberado para continuar a viagem. Na Bahia, o Golden voltou a se sentir mal e não resistiu.
Ao Estadão, a empresa MooviPet disse que as vans de transporte possuem ar-condicionado e que apenas Burke passou mal. Para transportar os animais, é pedido um laudo médico atestando a saúde dos pets e, segundo a empresa, o laudo de Burke foi autorizado e classificado como “verde”, o que quer dizer que tudo está nos conformes. Porém, após a morte do animal, a empresa começou a afirmar que o laudo não condizia com a realidade.
“Como um animal de 50 quilos não teve a obesidade apontada no formulário? As inconsistências das informações passadas pelo tutor foram um fator que contribuíram certamente para que, infelizmente, tal fato viesse a ocorrer, e estamos de posse de todas as tratativas realizadas e nossa conduta durante a intercorrência. Entendemos a dor da perda, mas, em nenhum momento, houve imperícia ou negligência de nossa parte”, disse Eduardo Carvalho, proprietário da MooviPet.
Na página de Giselly na internet, ela pede justiça pelo animal de estimação e culpa a empresa pela morte de Burke. Ela também compartilhou outros depoimentos negativos de pessoas que tiveram seus animais transportados pela MooviPet, que relataram as condições precárias de transporte e armazenamento.
Foto: Instagram/@gysellevalente