Jerônimo critica fala xenofóbica de vereador sobre baianos resgatados da escravidão; “desumano, vergonhoso e inadmissível”
“Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala”, disse o gestor, sem identificar as medidas.
Após a fala do vereador Sandro Fantinel (Patriota), da cidade de Caixias do Sul, no Rio Grande do Sul, sobre o caso dos trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez uma crítica ao parlamentar. O petista considerou o discurso “desumano, vergonhoso e inadmissível”.
“Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor”, enfatizou o gestor. “É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala”, continuou.
Até a publicação desta nota, o mandatário ainda não havia detalhado quais seriam as medidas. Um boletim de ocorrência foi registrado pelo deputado estadual do Rio Grande do Sul, Leonel Radde (PT).
O vereador e Ouvidor-Geral da Câmara Municipal de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), também considerou a fala de Sandro Fantinel “inaceitável”. “Vou propor que a Câmara Municipal de Salvador aprove uma moção de repúdio contra a conduta desse indivíduo que envergonha o Legislativo. Também vamos solicitar que sejam tomadas providências para punir esse tipo de comportamento, que revela preconceito absurdo, resultante da política de ódio que tomou conta do país nos últimos anos”, apontou.
Foto: divulgação/GovBa