É golpe: aprovados em concurso do INSS recebem mensagem falsa.
Em nota, o INSS ressaltou que os aprovados que receberem este ou outro e-mail não devem realizar qualquer tipo de cadastro.
Candidatos aprovados no concurso do INSS 2022 estão recebendo um e-mail falso de convocação para realizarem o cadastro em uma plataforma.
Quem assina a mensagem é a Gerência Executiva de Recursos Humanos Concursos, Entrevistas e Contratações do INSS, com o remetente “inss@cebraspe.site”. Porém, segundo o INSS, essa gerência não existe e o e-mail remetente não pertence nem ao INSS nem ao Cebraspe.
Em nota, o INSS ressaltou que os aprovados que receberem este ou outro e-mail, ou mesmo contato via aplicativos de mensagem, pedindo informações pessoais, não devem realizar qualquer tipo de cadastro nem fornecer dados.
“A convocação oficial dos aprovados será feita no Diário Oficial da União de acordo com o cronograma previsto nos editais disponíveis no site do Cebraspe“, diz a nota.
O candidato que quiser consultar sua situação no concurso deve acessar o site da Cebraspe. A consulta é individual.
Comunicado da Cebraspe
Em comunicado do dia 9 de maio, o Cebraspe reforçou que devem ser desconsideradas quaisquer mensagens que não sejam divulgadas nos canais oficiais do INSS e na área do candidato e alertaram de que nenhuma documentação deve ser enviada via link. Confira a nota na íntegra:
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicam que as convocações referentes ao concurso público para o provimento de vagas no cargo de Técnico do Seguro Social são realizadas por meio de edital publicado no Diário Oficial da União, ofício de convocação enviado pelo INSS aos aprovados e ampla divulgação nas redes sociais oficiais do INSS. O Cebraspe e o INSS reforçam que devem ser desconsideradas quaisquer mensagens que não estejam sendo divulgadas da referida maneira.
O Cebraspe e o INSS alertam, ainda, para o fato de que o candidato não deve encaminhar nenhuma documentação via link, salvo nos casos em que forem divulgados os locais das Coordenações de Gestão de Pessoas do INSS.
Foto: Divulgação/Governo Federal