Vitória perde para o Guarani, acumula 2ª derrota seguida e se distancia da liderança da Série B.
Placar de 2 x 0, no Brinco de Ouro, manteve o Rubro-Negro com 25 pontos, mesma pontuação do Mirassol, primeiro time fora do G-4.
A disputa pelo G-4 começou a ficar acirrada. Mesmo focado para se manter na briga pela liderança da Série B, o Vitória jogou mal e foi batido pelo Guarani na noite deste domingo (25). Bruninho e Derek fizeram os gols no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), para garantir os três pontos dos mandantes.
Com a derrota, o Leão estacionou nos 25 na tabela e terminou a 13ª rodada da competição na quarta posição. Esse cenário coloca a equipe rubro-negra com a mesma pontuação do Mirassol, primeiro time fora do G-4.
O Vitória volta a entrar em campo pela Segundona já na próxima quarta-feira (28), quando recebe o Sampaio Corrêa no Barradão. A partida, válida pela 14ª rodada, está marcada para 21h30.
O JOGO
Primeiro tempo
Guarani muito confortável na etapa inicial. Equilibrado, o começo de jogo foi de estudo entre as duas equipes, com mais posse de bola para o Vitória. Mas aos 10 minutos, a partida mudou de figura. O Leão mostrou dificuldade na recomposição e, na primeira grande chance do jogo, o Bugre abriu o placar. Na sequência, o mandante ainda teve um pênalti anulado após mais uma jogada de ataque. Diante de um Leão pouco criativo e muito espaçado dentro de campo, o Guarani conseguiu ser superior ao encaixar bem sua marcação. Tanto que o goleiro alviverde, Pegorari, sequer fez uma defesa durante o primeiro tempo. O cenário pós-gol mostrou um Vitória jogando no seu campo de defesa e apostando nos contra-ataques, porém, sem sucesso. O Bugre que quase ampliou nos acréscimos.
Aos 10 minutos, gol do Guarani. João Victor avançou pela direita, chegou à linha de fundo, tocou para trás, Bruninho dominou e chutou rasteiro no contrapé de Lucas Arcanjo para abrir o placar.
Dois minutos depois, Bruninho ajeitou para Diogo Mateus e a arbitragem viu falta de Zé Hugo dentro da área. O árbitro apontou pênalti, mas o VAR chamou e a penalidade foi anulada. Na verdade, foi o próprio Diogo Mateus que chutou o pé do adversário.
Aos 23, Rodrigo Andrade, de fora da área, finalizou forte por cima do gol do Guarani. Na resposta, o Bugre desceu rápido para o ataque. Após passar por Matheus Barbosa, Diogo Mateus chutou cruzado da ponta direita. A bola beirou a trave do Vitória e foi pela linha de fundo.
Aos 48, Matheus Barbosa recebeu, dominou e finalizou rasteiro para colocar a bola pertinho da trave direita de Lucas Arcanjo.
Segundo tempo
A etapa final voltou com a mesma pegada do primeiro tempo. O início de jogo não teve grandes chances para nenhum dos lados, mas na primeira boa jogada aos oito, o Guarani ampliou o placar. Enquanto isso, o Vitória seguia girando bola, mas sem verticalidade nas tentativas de ataque. Após os 15, as alterações de Léo Condé no meio surtiram efeito: o Leão, mais compacto, diminuiu os espaços deixados e passou a pressionar o Bugre. Se Pegorari não trabalhou no primeiro tempo, depois dos 30 ele fez uma defesaça para evitar o primeiro gol do visitante. Na reta final, o Bugre soube se segurar e o Vitória não conseguiu ser eficaz nas finalizações. Triunfo do mandante em Campinas.
Aos oito minutos, o Guarani ampliou o placar. Em contra-ataque rápido, Derek recebeu ótimo passe de João Victor e bateu na saída de Lucas Arcanjo.
Em cobrança de falta na área do Guarani aos 17, Wagner Leonardo apareceu livre, mas não conseguiu o desvio.
Aos 23, Wellington Nem tocou na área para Tréllez, que chapou no meio do gol para defesa de Pegorari.
Quatro minutos depois, a bola sobrou para Rodrigo Andrade na entrada da área. O volante pegou forte, mas a bola foi para fora após passar perto da trave do Guarani.
Aos 29, milagre de Pegorari! Dentro da área, Tréllez desviou de cabeça para Wellington Nem, que pegou em cheio para o goleiro alviverde salvar quase à queima-roupa.
Aos 40, Matheus Trindade teve boa chance logo em seu primeiro lance, mas não acertou a cabeçada após cobrança de escanteio.
FICHA TÉCNICA
Guarani 2 x 0 Vitória
Série B – 13ª rodada
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Data: 25/06/2023 (domingo)
Horário: 18h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
Gols: Bruninho, Derek (Guarani) / (Vitória)
Cartões amarelos: Isaque, Wálber (Guarani) / Pablo Diogo, João Victor (Vitória)
Guarani: Pegorari, Diogo Mateus ©, Ivan Alvariño, Wálber e Mayk; Matheus Barbosa (Lucas Araújo), Matheus Bueno e Isaque (Régis); João Victor (Wenderson), Bruninho (Lucas Silva) e Derek (Bruno Mendes). Técnico: Umberto Louzer
Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca ©, João Victor, Wagner Leonardo e Marcelo (Pablo Diogo); Léo Gomes (Gegê), Rodrigo Andrade (Matheus Trindade) e Wellington Nem (Welder); Osvaldo, Zé Hugo (Giovanni Augusto) e Tréllez. Técnico: Léo Condé
(bahia.ba)