Origem do apagão foi no Ceará, aponta ministro de Minas e Energia.
Além da origem detectada, há um outro possível evento, também no Nordeste, sendo investigado para justificar a falha.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a origem do problema que desencadeou o apagão geral nesta terça-feira (15/8) foi no Ceará. A informação foi divulgada em coletiva concedida hoje, para explicar o que teria causado a interrupção elétrica em 25 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
De acordo com o ministro, há ainda a possibilidade de que outro evento na região Nordeste teria sido responsável pelo apagão. “O que aconteceu hoje é algo extremamente raro. E para acontecer um evento desta magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade”, afirmou Silveira.
Ele afirmou ainda que os incidentes nas regiões Sul e Sudeste ocorreram por uma redução na carga energética fornecida, como forma de se “proteger” para uma eventual queda completa, tanto que nessas regiões o retorno do fornecimento total ocorreu primeiro.
Silveira comentou ainda que haverá uma investigação para o incidente e que solicitou ao Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, auxílio para averiguar as razões que provocaram o apagão, inclusive ação humana, seja ela por falha ou mesmo por dolo.
O APAGÃO
O apagão que atingiu cidades do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil ocorreu aproximadamente às 8h30 desta terça-feira. Por volta das 11h, cidades da Bahia voltaram, gradativamente, a ter energia. Segundo a Neoenergia Coelba, cerca de 99% dos consumidores de Salvador já estavam com energia em casa. No âmbito estadual, 50% dos afetados foram retomados.
No último comunicado divulgado pela Neoenergia, às 14h13, foi informado que o restabelecimento do fornecimento nas áreas atingidas iniciou às 9h03 e foi concluído às 14h07. As causas da ocorrência ainda estão sob análise pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Foto: reprodução/Canal GOV