Pesquisa de qualidade do transporte público de Salvador inicia nesta segunda-feira (6)
As abordagens ao público serão feitas entre as 5h30 e as 19h30, sempre nos dias úteis.
A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), em parceria com a WRI Brasil, inicia nesta segunda-feira (6/11) a pesquisa QualiÔnibus, que busca qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus em cidades brasileiras, de forma a atrair e manter usuários nos sistemas, melhorar a mobilidade e tornar mais sustentável o transporte pelo país.
Será aplicado um questionário em diversas linhas que circulam na cidade. Os entrevistados responderão perguntas sobre a satisfação geral do sistema com 16 fatores de qualidade: acesso ao transporte, disponibilidade, rapidez, confiabilidade, transferências, conforto nos pontos dos ônibus, conforto nos ônibus, conforto nos terminais, atendimento aos usuários, informação aos usuários, segurança pública, segurança em relação a acidentes de trânsito, exposição a ruído e poluição, forma de pagamento, recarga de cartões e gasto com transporte.
O questionário também possui perguntas sobre o perfil de uso, perfil dos clientes e questões de concordância. As abordagens serão feitas entre as 5h30 e as 19h30, sempre nos dias úteis. Os pesquisadores estarão devidamente identificados com um crachá e vão abordar de forma aleatória os passageiros. O tempo de entrevista gira em torno de 10 a 12 minutos.
ESTADO DE GREVE
Após atrasar a saída de ônibus em duas garagens no último dia 26 de outubro, o Sindicato dos Rodoviários informou que a partir da segunda-feira (6) entrará em estado de greve, onde farão assembleias para definir se paralisam as atividades ainda na próxima semana. Na terça-feira, haverá mais uma rodada de negociações entre trabalhadores e empresas na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Foto: Betto Jr/Secom PMS