Sob Alerta Laranja, regiões da Bahia seguem sendo afetadas por chuvas intensas.
Entre as cidades mais afetadas, Ilhéus, no sul do estado, enfrenta um momento de grande preocupação.
Municípios de várias regiões da Bahia continuam sendo atingidos por fortes chuvas e a situação, nesta quinta-feira (25/1), segue levando transtornos a moradores dos locais, principalmente, em áreas de risco. Entre as cidades mais afetadas, Ilhéus, no sul do estado, enfrenta um momento de grande preocupação.
Na cidade, a Defesa Civil da cidade, na última terça-feira (23/1), registrou 220 mm de chuvas em apenas 24 horas. A previsão inicial apontava acumulado de 206 mm para os próximos sete dias. A Prefeitura informou à população que as equipes estão mobilizadas, agindo dentro de suas atribuições, para atender as demandas da comunidade.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, desde a segunda-feira (22/1), através do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de perigo (alerta laranja) para os municípios do Centro Sul, Sul e Centro Norte baiano, bem como, para a Região Metropolitana de Salvador. O alerta se estende até a próxima sexta-feira (26/1).
Também foi emitido pelo órgão, outro aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de perigo potencial (alerta amarelo), para o mesmo período, abrangendo o Centro Sul, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte, Nordeste, Metropolitana de Salvador, Extremo Oeste e Sul baiano.
É importante destacar que para o decorrer da semana, principalmente a partir de amanhã (23), há condição para chuva com acumulados significativos no estado da Bahia, em alguns municípios os acumulados podem chegar a 100mm nos próximos dias, com ameaças de corte de energia elétrica, queda de galhos, enxurradas e alagamentos.
RISCO HIDROLÓGICO
A atenção do monitoramento permanece para as áreas com maiores registros de acumulados, como o Sul e Recôncavo Baiano, onde podem ocorrer novos eventos de chuva e causar deslizamentos. De acordo com a condição meteorológica supracitada, é provável a abertura e manutenção de alertas para eventos de enxurradas e alagamentos, principalmente em toda a faixa litorânea que se estende desde Santa Catarina até o sul da Bahia.
Foto: redes sociais