Haddad prevê anúncio de corte de gastos após reunião com Lula e ministros.

Medidas devem ser definidas nesta quinta-feira em encontro no Planalto, com o objetivo de reforçar o controle fiscal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta quarta-feira (6) que há expectativa de anunciar medidas de corte de gastos já na quinta-feira (7), após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros das áreas da Casa Civil, Planejamento e Orçamento, e Gestão e Inovação, marcada para as 9h30 no Palácio do Planalto. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles.

Haddad comentou que faltam apenas alguns detalhes para finalizar as medidas, que serão confirmadas com o presidente Lula. Ele explicou que Lula discutirá com os presidentes da Câmara e do Senado a forma de anúncio. “É uma arbitragem simples que precisa ser feita”, afirmou, indicando que, em breve, o Congresso e a imprensa serão informados.

De acordo com o Metrópoles, o presidente e a equipe econômica têm conversado com representantes das pastas afetadas pelos cortes, como Previdência, Saúde e Educação. Haddad disse que todos concordaram com o reforço do arcabouço fiscal, sistema de controle de gastos aprovado em 2023. Mesmo com resistência de alguns políticos preocupados com investimentos públicos, a pressão do mercado pelo cumprimento das regras fiscais tem prevalecido.

Segundo Haddad, todos os ministros entenderam a importância das medidas e aceitaram a necessidade de ajuste fiscal. Ele destacou que o fato de muitos ministros terem experiência como governadores, prefeitos ou ex-ministros facilita a compreensão sobre a urgência dessas decisões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *