‘Nós não buscamos a guerra’, diz secretário de Defesa dos EUA.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos afirmou que os ataques ao Irã não tinham como objetivo promover uma mudança de regime no país.
Na manhã deste domingo (22), o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, se reuniu com a imprensa para comentar a ofensiva militar lançada no sábado contra instalações nucleares no Irã. Segundo ele, o ataque não teve como objetivo desencadear uma guerra ou promover uma mudança de regime em Teerã.
“Esta missão não foi e não é sobre mudança de regime”, afirmou Hegseth durante coletiva no Pentágono. A declaração veio após a operação batizada de “Martelo da Meia-Noite”, considerada uma das mais complexas já realizadas pelas Forças Armadas americanas.
De acordo com o general da Força Aérea Dan Caine, chefe do Estado-Maior Conjunto, os EUA utilizaram 75 armas de precisão no ataque, que envolveu mais de 125 aeronaves militares, incluindo bombardeiros B-2, em uma ação sem precedentes com esse tipo de avião. As forças americanas atingiram três locais estratégicos relacionados ao programa nuclear iraniano: Fordow, Natanz e Isfahan.
Apesar da magnitude da ação, o Pentágono reforçou que os EUA não desejam escalar o conflito. Segundo Hegseth, os alvos foram escolhidos criteriosamente para evitar vítimas civis e não incluíram tropas iranianas. “Nossos esforços foram focados em reduzir ao máximo os riscos de retaliações diretas contra interesses americanos na região”, acrescentou.
Foto: Reprodução / Youtube