Vacina contra meningite: crianças de 12 meses passam a receber dose ACWY.
Nova diretriz do Ministério da Saúde substitui reforço com vacina meningocócica C por fórmula que amplia a proteção.
Crianças de 12 meses passam a receber, a partir deste mês, a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço contra meningite bacteriana no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza a nova formulação em todas as 162 salas de vacinação da rede municipal.
A atualização está prevista na Nota Técnica nº 77/2025, do Ministério da Saúde, e substitui a vacina meningocócica C pela ACWY na dose aplicada aos 12 meses de idade. Com a mudança, amplia-se a proteção oferecida às crianças, já que a nova vacina atua contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis.
Segundo a subcoordenadora de Imunização da SMS, Taciana Matos, a mudança fortalece a estratégia nacional de combate à doença. “Essa ampliação é importante não só para Salvador, como para o país inteiro”, afirmou.
Até então, o calendário vacinal previa duas doses da vacina meningocócica C, aos três e cinco meses, e um reforço com a mesma fórmula aos 12 meses. Com a nova recomendação, esse reforço será substituído pela vacina ACWY, desde que a criança ainda não tenha tomado a dose anterior com a meningocócica C.
Pais e responsáveis devem comparecer a uma unidade de saúde com o documento de identificação da criança e a caderneta de vacinação. Caso o documento tenha sido perdido, o histórico vacinal pode ser resgatado nas unidades da capital, se as doses anteriores tiverem sido aplicadas no município.
A nova vacina não será aplicada em crianças que já receberam o reforço com a meningocócica C. No entanto, aquelas que completaram 12 meses sem essa dose ainda podem receber a nova formulação.
Foto: Otávio Santos/Secom PMS