Vulcão entra em erupção após 500 anos na Rússia e emite coluna de cinzas de 6 mil metros.

Atividade vulcânica na península de Kamchatka pode ter relação com terremoto de magnitude 8,8 ocorrido na região.

O vulcão Krasheninnikov, localizado na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em cerca de 500 anos, segundo a agência estatal RIA e cientistas locais. A atividade vulcânica ocorre poucos dias após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a região na última quarta-feira (30), gerando alertas de tsunami para vários países banhados pelo Pacífico.

Imagens divulgadas pela mídia estatal mostram uma densa coluna de cinzas sendo expelida do cume do vulcão. De acordo com o Ministério de Situações de Emergência da Rússia, a pluma vulcânica alcançou uma altitude de aproximadamente 6 mil metros, espalhando-se para o leste em direção ao Oceano Pacífico.

A erupção foi classificada com código laranja na escala de alerta da aviação, o que indica risco significativo para o tráfego aéreo na região. Apesar da intensidade do fenômeno, as autoridades informaram que não há áreas povoadas sob a trajetória das cinzas e que, até o momento, não foram registrados impactos em localidades habitadas.

Segundo o Programa Global de Vulcanismo do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, o Krasheninnikov havia entrado em erupção pela última vez em 1550.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *