Banco Central vai regulamentar Pix parcelado ainda em setembro.
Nova modalidade permitirá dividir pagamentos pelo Pix, ampliando alternativas para consumidores e comércio.
O Banco Central (BC) vai regulamentar ainda em setembro o uso do Pix para parcelar compras. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (11) pelo presidente da instituição, Gabriel Galípolo.
A modalidade já está disponível em aplicativos de algumas instituições financeiras, mas ainda não havia norma nacional definindo parâmetros de funcionamento. Com a regulamentação, o BC pretende ampliar a concorrência e oferecer mais opções de pagamento.
“Isso vai permitir que as 60 milhões de pessoas que não têm cartão de crédito possam fazer pagamento de valores mais elevados de maneira parcelada, com menor tarifa e de forma mais competitiva”, afirmou Galípolo. “Será mais uma alternativa; o Banco Central não quer restringir, mas oferecer opções para que o cidadão, o comércio e o varejo escolham a que for mais interessante”, acrescentou.
O Pix parcelado funcionará de forma semelhante ao parcelamento com juros do cartão de crédito: o recebedor terá acesso imediato ao valor integral da venda, enquanto o pagador poderá quitá-lo em parcelas acrescidas de juros.
Segundo o BC, a medida deve estimular o uso do Pix no varejo para compras de maior valor, beneficiando principalmente consumidores sem acesso ao crédito tradicional. A ferramenta poderá ser utilizada em qualquer tipo de transação Pix, incluindo transferências.
Foto: Pixabay