Brasil e Nigéria firmam acordos em aviação, segurança e tecnologia durante visita de Bola Tinubu a Lula.

Presidentes destacam ampliação do comércio, combate ao crime e cooperação em saúde e energia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (25), no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, em visita de Estado marcada pela assinatura de cinco atos bilaterais nas áreas de aviação civil, segurança e tecnologia.

Lula destacou a necessidade de aprofundar as relações comerciais e reforçou a defesa da soberania do Sul Global. “Nesse momento, em que ressurgem o protecionismo e o unilateralismo, Nigéria e Brasil reafirmam a sua aposta no livre comércio e na integração produtiva”, afirmou.

O presidente também ressaltou a dívida histórica do Brasil com a África e defendeu a cooperação baseada em solidariedade e transferência de tecnologia: “O Brasil tem obrigação de ajudar o continente africano a ter o mesmo desenvolvimento que nós tivemos aqui”.

Tinubu, por sua vez, demonstrou interesse em ampliar a parceria na produção de medicamentos genéricos e em estabelecer colaborações estratégicas com a Petrobras.

Entre os acordos firmados, destacam-se a criação de um voo direto entre São Paulo e Lagos, além de memorandos de entendimento para formação de diplomatas, consultas políticas, cooperação científica e atração de investimentos.

Lula também anunciou o envio de um adido da Polícia Federal para Abuja, capital nigeriana, a fim de reforçar a colaboração no combate ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *