Porco nasce com duas cabeças em comunidade rural de Feira de Santana.
Caso raro de bicefalia foi registrado por criador de animais; filhote enfrenta dificuldades para sobreviver.
Um porco nasceu com duas cabeças nesta terça-feira (26) no distrito de Tiquaruçu, zona rural de Feira de Santana. O caso, considerado raro, foi registrado pelo comerciante e criador de animais Raildo Mascarenhas, de 50 anos.
Segundo o produtor, o filhote não conseguiu se alimentar desde o nascimento, o que compromete suas chances de sobrevivência. “Eu tentei segurar e ajudar, mas na hora de sugar a teta da porca, o outro lado [da boca] não permite que sugue”, relatou ao portal Acorda Cidade.
A anomalia genética apresentada pelo animal é chamada de bicefalia, resultado da separação incompleta de um embrião. Nesse processo, dois embriões tentam se desenvolver de forma independente, mas acabam se fundindo, gerando a má formação.
Casos semelhantes já foram registrados no Brasil. Em 2024, um porco com duas cabeças nasceu em Simplício Mendes, no Piauí. Na ocasião, o médico veterinário João Mendes, doutor em Biotecnologia da Reprodução Animal, explicou que tais anomalias congênitas podem ocorrer em diferentes espécies, sendo mais comuns em suínos.
“Em alguns casos é possível que o animal sobreviva mesmo com patologias severas, que às vezes são condizentes com a vida. No caso de dois focinhos, geralmente apenas um é funcional e o outro não. Via de regra, essas anomalias são incompatíveis com a vida”, afirmou o especialista.
Foto: Reprodução/Acorda Cidade