Trump e Lula estarão juntos pela primeira vez na Assembleia Geral da ONU em setembro.
Encontro ocorre após sanções americanas a autoridades brasileiras e tarifas impostas a produtos do país.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participará da Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova York, na primeira ocasião em que estará no mesmo evento que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A confirmação foi feita nesta quinta-feira (28) pela secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Trump deve chegar à cidade no dia 22 e discursará no dia 23 de setembro, quando ocorre a abertura da assembleia. Tradicionalmente, o Brasil é o primeiro país a falar no encontro, seguido pelos Estados Unidos.
Será o primeiro contato presencial entre os dois líderes desde a eleição do republicano. O encontro acontece em meio a tensões diplomáticas, após a Casa Branca adotar medidas como tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, restrição de entrada nos EUA a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e sanções financeiras contra o ministro Alexandre de Moraes.
Lula e Trump quase estiveram frente a frente em maio, durante a cúpula do G7, no Canadá. No entanto, o americano antecipou sua volta a Washington para tratar de questões ligadas ao conflito entre Israel e Irã, e os dois acabaram não se encontrando.
Não há confirmação sobre uma reunião bilateral em Nova York, mas diplomatas avaliam que a presença conjunta poderá abrir espaço para algum gesto ou troca de mensagens políticas.
Foto: Reprodução/Instagram/© Antonio Cruz/Agência Brasil