Julgamento da trama golpista será retomado na próxima terça-feira.
Magistrados do STF destacaram que nenhum dos réus negou ter havido discussão sobre um trama golpista.
As atividades do julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal, especificamente do núcleo crucial composto por Jair Bolsonaro e outros sete réus, estão programadas para retomarem na próxima terça-feira (9), às 9h. A previsão é que as sessões continuem também nos dias 10 e 12 de setembro.
Após a fase de instrução que ouviu os depoimentos do núcleo crucial do esquema, formado por aliados como Bolsonaro, Walter Braga Netto, Anderson Torres, Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid, a Corte prepara os próximos passos do processo.
Apesar das defesas tentarem minimizar os fatos, os magistrados do STF destacaram que nenhum dos réus negou ter havido discussão sobre um plano golpista, ainda que tenham procurado se justificar ou negar participação individual direta.
O STF segue avançando no enfrentamento ao que definiu como uma tentativa organizada de subverter o Estado democrático de Direito. Com os depoimentos do núcleo crucial confirmando os diálogos sobre o plano golpista, o processo transita da aceitação das denúncias para a etapa probatória, com possibilidade de ampla instrução e posterior julgamento por cada núcleo.
Foto: Reprodução | Gustavo Moreno/STF